aqui na serra catarinense, as laranjeiras e limoeiros estão carregados de frutos. nos pastos, até as vacas esticam o pescoço o máximo que podem para alcançar uma laranja ou um limão nas árvores. a natureza é assim, perfeita. esses frutos que colorem a paisagem são um sinal de que o inverno está chegando, e é hora de reforçar nosso consumo de vitamina C.
a vitamina C é essencial para a manutenção da nossa saúde, imunidade e prevenção de doenças. além de seu papel antioxidante, ela auxilia na absorção de ferro, na formação de colágeno e é uma grande aliada no envelhecimento saudável da pele e órgãos. seu consumo está associado à diminuição do risco de certos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e cataratas, além de ajudar na cicatrização de feridas e na modulação do sistema imunológico. também é utilizada de forma tópica na pele, através de cremes e séruns.
ela está presente na maioria das frutas e hortaliças. à medida que cozinhamos os alimentos, perdemos um pouco de vitamina C, por isso, quanto mais natural o alimento for consumido, mais vitamina C será absorvida pelo seu organismo. a regra geral é: COMA FRUTAS.
a falta de vitamina C é a causa de uma das doenças mais cruéis da história da humanidade, o escorbuto, que causou muitos danos aos povos do norte europeu no inverno e aos navegadores, que pela falta de alimentos frescos chegavam a perder metade de sua tripulação para a doença durante uma viagem.
a suplementação pode ser indicada ou não, dependendo da alimentação de cada um, mas mesmo que você tome vitamina C em forma de comprimidos, pó ou efervescente, o consumo de alimentos ricos em vitamina C continua sendo indispensável. como disse antes, a natureza é perfeita, e as frutas e hortaliças trazem em sua composição formas e associações que fazem com que o corpo absorva melhor essas vitaminas.
também é comumente utilizada pela indústria alimentícia como antioxidante para preservar o sabor e a cor natural de muitos alimentos. se você estiver lendo o rótulo de algum alimento processado e ver lá "ácido ascórbico" na lista de ingredientes, saiba que é apenas vitamina C, um conservante natural bastante usado.
aqui estão alguns dos alimentos mais ricos em vitamina C e bastante acessíveis para nós brasileiros:
- suco de laranja natural
- mamão papaia
- kiwi
- goiaba vermelha
- limão
- mexerica
- couve-flor cozida
- repolho roxo refogado
- batata-doce cozida
- abacaxi
- melancia